Uma das perguntas comuns nos consultórios de dermatologia é: tomar colágeno melhora a pele?
Tomar o colágeno ajuda na elasticidade e na hidratação na pele, mas somente a suplementação oral não é suficiente para repor tudo que é perdido com o envelhecimento.
Alinhar a expectativa é fundamental. Não podemos pensar no colágeno oral como a solução do envelhecimento. O ideal é associar rotina de cuidados, procedimentos e pensar na suplementação como um adjuvante do processo;
Ou seja, se você estiver incomodada com o bigode chinês, rugas da testa ou a flacidez do pescoço, não espere que a suplementação sozinha vá melhorar completamente todas as queixas.
Na prática, o resultado só será mais nítido se associado a outros tratamentos, principalmente estéticos, como por exemplo, o ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno.
Existem 2 patentes que tem estudos comprovando seus benefícios: Verisol e Peptan. Minha recomendação é escolher uma delas. O uso deve ser feito por, no mínimo, 3 meses, que é a duração dos estudos científicos disponíveis.
Todas as pessoas podem tomar colágeno oral?
O colágeno é considerado pela ANVISA como um suplemento alimentar e é classificado pelo FDA como GRAS (Generally recognized as safe), portanto é considerado seguro. Até o momento, não foram descritas contra indicações ou efeitos colaterais relacionados ao seu uso.